Com promoção da WR São Paulo Feiras e Congressos, será realizada de 05 a 08 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a 6ª edição da feira de produtos, técnicas e serviços para arte e o artesanato, a Mega Artesanal 2006.
Com quase 200 expositores em uma área de 16.000 m2, o evento vai reunir diversos segmentos do setor, entre fabricantes, lojistas, revistas especializadas e ateliês.
Além da vasta programação de cursos e demonstrações, com mais de 2.000 aulas durante todo o evento, ministrados pelas principais empresas do setor, a feira pretende ainda apresentar ao público o envolvimento do artesanato com os mais variados segmentos de mercado, trazendo uma série de eventos paralelos integrados e ações sociais propostas.
“A prática artesanal está presente, nos dias atuais, em vários segmentos de nosso mercado produtivo, e traz cada vez mais oportunidades de negócios e geração de empregos. No comércio, pensar que o artesanato está somente nas lojas de armarinho é passado”, afirma Wander Mazzotti, diretor da WR São Paulo.
Segundo Mazzotti, papelarias, supermercados, lojas de decoração e até “home centesr” comercializam produtos artesanais, sejam os insumos para realizar a técnica ou produtos acabados. Na indústria da moda, da decoração, do design, nas escolas, o artesanato está cada vez mais envolvido. É essa diversidade e as diversas oportunidades de negócios geradas através delas que pretendemos mostrar na Mega Artesanal 2006”, complementa Mazzotti.
Mercado - 8,5 milhões de pessoas em atividade e um grande resultado na geração de empregos.
O artesanato movimenta R$ 28 bilhões por ano no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) , envolvendo 8,5 milhões de pessoas que trabalham com o ofício em todo o país.
Histórico - Segmento em plena expansão
A última edição, em junho de 2005, recebeu mais de 24.000 pessoas. Foram oitenta expositores na área máxima do centro de exposições, 3.200m2.
A comparação entre os números da primeira e da última edição mostra um crescimento de 82%. Um reflexo direto da expansão do artesanato no Brasil.
Com o aumento constante do número de visitantes e expositores, tornou-se imprescindível pensar na expansão da feira.
E assim consolida-se a Mega Artesanal 2006 em um novo espaço, com 16.000m2, no Centro de Exposições Imigrantes.
Outras Atrações : o artesanato à serviço de diversos mercados
Moda - Show da Customização
Durante a Mega Artesanal será realizado o Show da Customização, o encontro da moda com o artesanato.
Durante todo o período da feira serão realizadas doze sessões do Show da Customização, o encontro da moda com o artesanato.A técnica que envolve a aplicação de técnicas que transformam e personalizam as roupas é o enfoque do evento que vai trazer palestra sobre tendências em customização e oportunidades de negócios, além de aulaspráticas de customização em roupas e calçados. No Hall de Tendências, painéis com o panorama da Primavera/Verão 2007, cartela de cores e roupas customizadas proporcionam aos participantes a pesquisa e informação de moda.
Para participar do evento, os interessados deverão fazer inscrições prévias.
Crianças, Adolescentes e Escolas - Profissionais da área incentivam a prática artesanal através de cursos e demonstrações especiais.
Dois eventos foram preparados para levar a prática artesanal para o universo das crianças, adolescentes e escolas. No dia 08 de julho, sábado, estará em funcionamento durante todo o período do evento, o Espaço Teen onde crianças entre 8 e 12 anos poderão realizar, na prática, trabalhos artesanais desenvolvidos por profissionais da área. O evento pretende introduzir a prática artesanal na vida das crianças através de atividades lúdicas, desenvolvidas pelo personagem “Zequinha”.
E, para mostrar as possibilidades do artesanato atual para as escolas, serão realizados vários workshops com o “Professor Sassá”, especializado em técnicas artesanais específicas para professores.
Decoração - Parceria com a Escola Senai/Mário Amato coloca o trabalho artesanal em alta na decoração.
Cerâmica é o foco desta parceria que será realizada pela escola Mário Amato do Senai durante a Mega Artesanal. A escola vai montar uma oficina para apresentar técnicas de trabalhos artesanais realizados em peças decorativas em cerâmica para os mais variados estilos.
Pintura em Seda - as novidades da técnica são destaque na feira
A Mostra de Pintura em Seda, também trará sugestões de peças decorativas, para os mais diversos ambientes, realizadas com técnicas aplicadas à seda.
Demonstrações de Trabalho Artesanal em Madeira - Escola Madeira Viva
Oficinas de trabalhos em marcenaria também serão preparadas para mostrar o design diferenciado que o artesanato confere à decoração de ambientes.
Oficina do Papel - Projeto Curumim mostra a reciclagem como alternativa de responsabilidade social
O Projeto Curumim tem como missão a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no entorno de áreas degradadas pelo homem, com ações sócio-educativas-ambientais. Durante a feira estarão ensinando como fazer papel reciclado.
Lojistas - Mega Artesanal ganha dia especial para o lojista
Para facilitar a visitação de lojistas, entre eles, compradores, supermercadistas, papelarias, distribuidores e atacadistas, a Mega Artesanal será aberta em 04 de julho, exclusivamente para este público. Os convites especiais serão distribuídos pelos próprios expositores e pela WR aos interessados em participar deste dia de negócios e vislumbrar as possibilidades que o artesanato oferece.
Foi convidado para palestrar neste dia, o jornalista Joelmir Beting, comentarista de economia e colunista dos principais jornais do Brasil, que tratará do tema: Artesanato Brasileiro - Inovações e Oportunidades de Mercado.
Ficha Técnica
Mega Artesanal 2006
04 de Julho de 2006 - Dia Especial do Lojista
05 a 08 de julho de 2006
Horário: Das 11h00 às 19h00
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rod. dos Imigrantes, km.1,5 - São Paulo - SP
Transporte Gratuito do Metrô Jabaquara durante todo o período da feira
Fonte: QueroArte - Artesanato com a cara do BRASIL